SEMA - Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

Departamento de Abastecimento Alimentar (DEPAB)

Tem como competência formular e desenvolver políticas públicas de abastecimento alimentar para o município, através do Plano Municipal de Abastecimento Alimentar, pautado no conceito de segurança alimentar e nutricional.
O Plano Municipal de Abastecimento Alimentar tem como meta garantir a toda população o acesso à alimentos básicos, com qualidade, preços justos e em quantidade adequada, além da formação e regulação de preços de hortifrutigranjeiros em bairros periféricos. O Plano Municipal de Abastecimento contempla uma rede de equipamentos públicos de comercialização, contando atualmente com 41 pontos de comercialização, distribuídos criteriosamente pelo município. Fazem parte dos equipamentos públicos de comercialização os Varejões Municipais, Feiras Livres, Mercado Municipal, Unidade Volante de Abastecimento (UVA), Feira do Agricultor Orgânico de Piracicaba (FAOP) e Feira de Plantas Ornamentais e Frutíferas, organizados e fiscalizados pelos Agentes de Abastecimento. O objetivo básico desta estrutura é zelar pela qualidade dos produtos ofertados ao público consumidor e controlar os preços praticados pelos permissionários dos equipamentos. Também faz parte do objetivo do DEPAB a fixação do homem no campo, disponibilizando os equipamentos públicos de comercialização ao produtor rural, para o escoamento de sua produção através da venda direta ao consumidor.