SEMA - Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

Secretaria

SEMA: uma história de parceria com o homem do campo

Atualmente grande parte dos cidadãos piracicabanos conhece e acompanha o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA), focada no desenvolvimento do setor agropecuário do município. Esse relacionamento vem de longa data, desde a criação do Serviço de Assistência Agropecuária, em 1953. Desde então, muitas mudanças aconteceram e a Secretaria recebeu diversas denominações: Departamento de Obras e Viação (1961), Secretaria de Assuntos, Obras e Serviços Rurais (1968), Coordenadoria de Assuntos, Obras e Serviços Rurais (1970), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Rurais (SEMOSER) e finalmente, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA) em 1984, com a criação do Departamento de Abastecimento.

Assim, a SEMA participa do dia a dia do produtor rural e também da comunidade piracicabana, através da atuação de seus dois setores: Departamento de Abastecimento (DEPAB) e Departamento de Obras e Estradas Rurais.

O Departamento de Abastecimento atua nas políticas públicas de abastecimento alimentar no município, garantindo o escoamento da produção agrícola local, o acesso aos alimentos e a regulação de preços de hortifrutigranjeiros em bairros periféricos.

O Departamento de Obras e Serviços Rurais é responsável pela manutenção de nossas estradas rurais (2600 km), pela restauração e conservação de pontes (147), mata burros, escolas e centros comunitários rurais, atendendo cerca de 127 bairros rurais, além de atuar diretamente na construção dos Varejões Municipais e Centros Sociais. Todo este trabalho visa a trafegabilidade das estradas, essencial para o escoamento de nossa produção agropecuária, além do atendimento das diversas demandas da população da zona rural.

A SEMA ainda disponibiliza diversos serviços aos produtores, além de contar com uma equipe técnica especializada, visando a capacitação e qualificação de produtores, a diversificação na propriedade rural e a melhoria na qualidade dos produtos agropecuários.

O atual Secretário da Pasta é o engenheiro agrônomo Waldemar Gimenez, em sua 3º gestão consecutiva. O endereço: Av. Dr. Paulo de Moraes, 2113 – Paulista, telefone (19) 3437-4000.

Vídeos Institucionais:


« voltar